Aplicativo Duolingo: o que é e como funciona?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Você deseja saber mais sobre o aplicativo Duolingo? Então chegou ao local certo!

Em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, a habilidade de falar diversos idiomas se torna cada vez mais valiosa. 

Seja para fins profissionais, acadêmicos ou mesmo por hobby, aprender um novo idioma pode abrir portas e expandir horizontes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ajudar nessa jornada, surgem inúmeros recursos, e um dos mais populares é o aplicativo Duolingo. Acompanhe para saber mais!

O que é o Duolingo?

aplicativo Duolingo
Aplicativo Duolingo Fonte: Canva Pro

O Duolingo é um aplicativo gratuito de aprendizado de idiomas, disponível para dispositivos Android, iOS e também para acesso via web. 

Fundado em 2011 por Luis von Ahn e Severin Hacker, o app tem como objetivo tornar o aprendizado de idiomas mais acessível e divertido. 

Atualmente, o Duolingo oferece cursos em mais de 30 idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, chinês, coreano, entre outros.

Como funciona o Duolingo?

A metodologia do Duolingo se baseia em lições curtas e gamificadas, onde os usuários progridem através de diferentes níveis e tópicos relacionados ao idioma escolhido. 

As lições incluem exercícios de escrita, leitura, audição e fala, e utilizam uma abordagem baseada em recompensas e feedback imediato para manter os estudantes engajados.

Lições

As lições são organizadas em forma de árvore de habilidades, começando com os conceitos básicos e avançando gradualmente em complexidade. 

De fato, cada nível contém várias lições que abordam diferentes aspectos do idioma, como vocabulário, gramática e pronúncia.

Exercícios

Os exercícios variam em formato e dificuldade. Alguns exemplos incluem:

  • Tradução de frases: o usuário traduz frases entre o idioma de origem e o idioma de aprendizado.
  • Associação de palavras: o usuário associa palavras do idioma de aprendizado com suas respectivas imagens ou traduções.
  • Ordenação de palavras: o usuário organiza as palavras em uma frase correta.
  • Exercícios de fala: o usuário pratica a pronúncia de palavras e frases, e o aplicativo avalia a precisão através do reconhecimento de voz.

Recompensas e motivação

De fato, para manter os usuários engajados, o Duolingo utiliza um sistema de pontos chamado “XP” (experiência), que são acumulados ao completar lições e exercícios. 

Dicas para aproveitar ao máximo o Duolingo

Estabeleça uma rotina diária

A prática regular é fundamental para o aprendizado de um novo idioma. Definir um horário específico e uma meta diária de XP pode ajudar a criar um hábito e garantir a continuidade do aprendizado.

Explore todos os recursos

Utilize os recursos adicionais oferecidos pelo Duolingo, como as Histórias, Podcasts e Eventos, para complementar as lições e aprofundar o conhecimento no idioma.

Complemente com outras fontes de aprendizado

Embora o Duolingo seja uma ferramenta valiosa, é importante complementar o aprendizado com outras fontes, como livros, filmes, músicas e conversas com falantes nativos.

Não tenha medo de errar

Saiba que errar é humano e você não precisa ter medo disso. De fato, o Duolingo fornece feedback imediato e explicações claras, permitindo que os usuários aprendam com os erros e melhorem continuamente.

Conclusão

Em suma, o Duolingo é um aplicativo de aprendizado de idiomas altamente popular e eficaz, que oferece uma abordagem divertida e envolvente para o estudo de idiomas. 

Com uma variedade de recursos e lições gamificadas, o aplicativo permite que os estudantes aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com seus interesses.

Em suma, ao seguir as dicas mencionadas acima e complementar o aprendizado com outras fontes, os usuários do Duolingo podem maximizar seu progresso e dominar um novo idioma com sucesso.